Vacinas

Febre Amarela

O que é a Febre Amarela?

É uma doença viral, flavivirus, que é transmitida para pessoas através da mordida de mosquitos infectados. A doença se manifesta desde uma febre auto limitada até uma hepatite grave e febre hemorrágica.

Quais sao os sinais e sintomas da Febre Amarela?

A doença é diagnosticada baseada nos sintomas, exame físico, testes laboratoriais e ainda a possibilidade de exposiçao a mosquitos infectados. Pacientes com febre amarela podem estar com o vírus no sangue (viremia) pelo período de 3 a 6 dias antes mesmo de apresentar os sintomas. Os sintomas iniciais sao: febre, cefaléia, dor nas costas, dores musculares, náusea, pele e olhos amarelados, fadiga e fraqueza. Esta fase pode vir acompanhada de um período curto de diminuiçao dos sintomas. A fase tóxica ocorre quando a febre retorna, com sintomas clínicos de febre alta, cefaléia, dor nas costas, náusea, vômito, dor abdominal e fadiga. A coagulopatia hepática produz sintomas de hemorragia, vômito escuro, hemorragia nasal, petéquias e hemorragia purpuric.
Nos últimos estágios da doença os pacientes desenvolvem hipotensao, choque, acidose metabólica, necrose aguda tubular, disfunçao do miocárdio e arritmia cardíaca. Também pode ocorrer confusao mental. Quando uma epidemia ocorre em populaçoes nao vacinadas provoca morte entre 15% e 50% dos casos. As complicaçoes incluem as infecçoes bacterianas e falha renal. Sintomas tais como fraqueza e fadiga levam alguns meses para passar. Aqueles indivíduos que tiveram a Febre Amarela adquirem a imunidade permanente contra a doença.

Como se prevenir da Febre Amarela?

Uso de repelentes contra o mosquito, camisa com manga comprida e calça comprida e vacinaçao. Os viajantes devem se precaver da doença principalmente se a viagem é para regioes tropicais da África e América do Sul. O mosquito age principalmente no anoitecer (lusco-fusco) e no alvorecer.

O que é o Certificado de Vacinaçao exigido por muitos países?

Este certificado torna-se válido 10 dias após a vacinaçao e tem validade de 10 anos. Voce irá precisar deste certificado como prova de que foi vacinado para entrar em muitos países.

Como é o ciclo de transmissao da febre amarela?

Existem duas espécies de febre amarela e que se espalham em dois diferentes ciclos de infecçao. Febre amarela silvícola é principalmente uma doença de macacos. O mosquito infecta o macaco que vive nas regioes de floresta tropical. Neste caso as pessoas sao mordidas pelos mosquitos após estes terem infectados os macacos. Febre Amarela silvícola é rara e afetam principalmente pessoas que vivem ou trabalham nas regioes de floresta tropical.
Febre Amarela urbana é uma doença de humanos. Neste caso a doença se espalha através de mosquitos que foram infectados por outras pessoas. Aedes Aegypti é o mosquito portador da febre amarela de humana para humano. Estes mosquitos tem fácil adaptaçao nas cidades e vilarejos. Essas larvas se reproduzem em pneus descartados, potes de flores, caixas d´agua. A Febre Amarela urbana é a causa mais comum de surtos e epidemia.

Qual é o período de incubaçao da febre amarela?

Entre a infecçao e a manifestaçao da doença levam em torno de 3 a 6 dias. 

Como é o tratamento da doença?

Nao existe um tratamento específico. O tratamento se faz com repouso, fluídos, IBUPROFEN, NAPROXEN, ACETAMINOPHEN, PARACETAMOL o que deve aliviar os sintomas de febre e dores. Nao se deve tomar aspirina. Pessoas infectadas devem se proteger da exposiçao a mosquitos ficando dentro de casa e sob a proteçao de telas.

Quais sao os países afetados pela Febre Amarela na América do Sul?

Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. Colômbia. Brasil.

Qual é a indicaçao da vacina contra febre amarela?

Pessoas com idade acima de 9 meses que estao viajando ou vivendo num país que requer a vacinaçao contra a febre amarela. Pessoas com idade acima de 9 meses que viajam para um país que nao requer a vacinaçao contra a febre amarela mas está localizado numa regiao onde já existe o risco de febre amarela

Contra-indicaçao da vacina?

Gestantes devem adiar ou cancelar a viagem para regioes onde ocorre a febre amarela.

WhatsApp